sábado, 27 de junho de 2009

Adolescer

Quando ouvi você dizer que a adolescência é o momento em que o ser humano se sente mais livre, isso me fez pensar. Talvez seja um momento em que você acredita mais nas coisas e se deslumbra com o que a vida lhe mostra. Você chora todas as lágrimas quando sente dor e ri como se tivesse um ataque, quase sem explicação. Você coloca o dedo na tomada para ver se o choque vai ser bom. E quase sempre não é. Mas você volta a colocar todos os dedos ali. Não porque você goste de sentir dor, mas porque você aprendeu a não sentir mais o choque.

Amadurecer é relativo. As coisas podem ficar mais sem graça e a vida vai parando de ter mistérios. Toda segurança que a experiência de vida nos traz carrega consigo uma lembrança agridoce daquilo que era ter medo. Medo de decidir, medo de se expor. "É preciso agir", eu li um dia nos braços de quem apresentou para mim uma adolescência que eu não vivi. E isso me deu saudades. Saudades do que eu nunca vivi.

Tem gente que age, erra e se arrepende. E tem gente que nunca age, porque tem medo de errar. O que é acertar afinal? Sempre pensei que não havia idade para começar a se levar a sério. Agora chego a conclusão que se levar a sério demais só faz a vida ficar sem graça.

Eu falava, falava, falava. Achava que o silêncio era uma forma de egoísmo. Mas percebi que falar demais só atrapalhava os pensamentos de quem estava do meu lado. E acabava sendo egoísta. "As pessoas muitas vezes não querem escutar, só esperam a vez de falar", alguém um dia me disse. Eu não acredito nisso.

Eu vi um filme hoje que dizia que no mundo não existem figurantes. Todos nós somos personagens principais de nossa história, mas também coadjuvantes das histórias dos outros. Isso é um pensamento confortante ou amedrontador (além de esquizofrênico). E se ninguém pensasse em você? Você simplesmente não existiria para o mundo?

Se houvesse uma lista onde todos devessem escrever o nome da pessoa que mais ama, quantas vezes você acha que seu nome estaria escrito? Estou feliz porque não estou sozinho. Pode parecer uma frase adolescente, mas dane-se! É VERDADE!

2 comentários:

  1. Ser adolescente nos dias de hoje é a coisa mais difícil e aterrorizante; pelo menos pode ser para alguns. Ou se é um adolescente integrado ou é diferente e esta fora da roda de socialização. A partir disso, cria-se um mundo próprio, um idioma próprio, emoções próprias e o choque se dá quando vc sai da adolescência e precisa enfrentar a vida adulta. É quase impossível, é doloroso, é sufocante! Ou conforma-se, ou tenta mudar a situação ou nada se faz, apenas fica ali, deixando tudo passar e acontecer de qualquer modo.

    ResponderEliminar